Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba
A Banda Lira Padre Anchieta prepara os últimos detalhes para o lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba, que acontecerá na próxima quinta-feira, 28, às 19h30, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, como parte do aniversário de 384 anos do município. O evento será transmitido online para toda a população nas redes sociais da Fundart e da Prefeitura de Ubatuba.

A orquestra é composta pelos alunos do projeto pedagógico Lira do Amanhã, que são a grande maioria, e pelos músicos da Lira Padre Anchieta. No espetáculo do dia 28, serão 73 pessoas no palco. A associação de músicos que foi fundada em 1960.
O Lira do Amanhã é um projeto que tem o intuito de oferecer aulas de música trabalhando todas as qualidades e bem-estar dos alunos. O início foi em meados de 2007 e, desde então, vem formando músicos que integram a banda.
No projeto, são oferecidas aulas gratuitas de sopro em madeira e metais, bateria e percussão e aulas de cordas – violinos, viola, violoncelos e baixo. A faixa etária dos alunos é ampla: de crianças de 10 anos até adultos com mais de 60 anos, além de uma fila de espera. A grande maioria, no entanto, é de jovens e adolescentes.
“No final de 2018, o projeto começou a ser ampliado e, em 2019, em parceria com a Fundart e com a iniciativa privada, angariamos recursos e conseguimos comprar mais instrumentos, oferecendo curso de cordas. Até então, só havia instrumentos de sopro e percussão”. “A partir daí, tornou-se uma meta esse sonho da criação da primeira orquestra sinfônica jovem da cidade. Nesse processo, foi fundamental o apoio do então presidente da Banda Lira.
Para fazer parte da orquestra hoje, necessariamente a criança, jovem ou adulto precisa fazer parte do projeto.